10 fatos interessantes sobre Stalin


Josef Stalin foi um revolucionário comunista e político soviético de origem georgiana. Governou a União Soviética de meados da década de 1920 até sua morte em 1953, servindo como Secretário Geral do Partido Comunista da URSS de 1922 a 1952, e como primeiro-ministro de seu país de 1941 a 1953.
Nascimento: 18 de dezembro de 1878, Gori, Geórgia

Falecimento: 5 de março de 1953, Datcha de Kuntsevo
Nome completo: Ioseb Besarionis dze Jughashvili
Filhos: Vasili Djugashvili, Svetlana Alliluyeva, Yakov Djugashvili, Artyom Sergeyev
Cônjuge: Nadejda Alliluyeva (de 1919 a 1932), Ekaterina Svanidze (de 1906 a 1907).



10 fatos interessantes sobre Stalin.

1. Yakov, o primeiro filho de Stalin se matou por causa da dureza de Stalin em relação a ele, mas sobreviveu. Depois disso, Stalin disse: "Ele não pode nem atirar direito."
2. Em 1950, depois que todo o time nacional de hóquei soviético foi morto em um acidente de avião, o filho de Stalin, Vasily, que era o gerente do time, encobriu o desastre e substituiu todos no time para evitar a ira de seu pai. Stalin nunca percebeu.
3. Em 1941, o filho de Stalin, Yakov, foi capturado enquanto lutava contra os nazistas . Os nazistas fizeram uma oferta a Stalin de que libertariam seu filho em troca de Friedrich Paulus, o marechal de campo alemão capturado pelos soviéticos, mas Stalin recusou a oferta dizendo: "Não trocarei um marechal por um tenente"; Yakov morreu em cativeiro.
            4. Johnny Cash, enquanto trabalhava como operador de rádio da Força Aérea na Alemanha, interceptando transmissões soviéticas, foi o primeiro americano a relatar a morte de Joseph Stalin. 

5. Segundo registros oficiais, Joseph Stalin matou cerca de 2,9 milhões de russos durante seu reinado, mas os historiadores pensam que o número pode ter chegado a 30 milhões, ou cerca de 22% da população.
6. O compositor Sergei Prokofiev viveu perto da Praça Vermelha e morreu no dia em que a morte de Stalin foi anunciada, e foi impossível carregar seu corpo por três dias devido às multidões. Sua morte foi mencionada na página 116 da principal publicação musical russa, com as primeiras 115 dedicadas a Stalin. 
7. Joseph Stalin, que assinou pessoalmente os mandados de morte de 40.000 pessoas, foi indicado duas vezes ao prêmio Nobel da paz. 
8. Após várias tentativas fracassadas de assassinato de Stalin, o Presidente Tito respondeu: “Pare de enviar pessoas para me matar. Já capturamos cinco deles, um deles com uma bomba e outro com um rifle ... Se você não parar de enviar assassinos, mandarei um para Moscou e não precisarei enviar um segundo.
9. Em 1907, Joseph Stalin disse no funeral de sua primeira esposa: “Essa criatura amoleceu meu coração de pedra. Ela morreu e com ela morreram meus últimos sentimentos calorosos pela humanidade. Ele ficou tão perturbado no momento de seu enterro que se jogou em seu túmulo aberto e teve que ser arrastado para fora. 
10. Na década de 1940, a Coca-Cola fez uma coca clara que lembrava vodka para Georgi Zhukov, marechal da União Soviética, para que ele pudesse ser visto bebendo sem ofender Joseph Stalin.

Comments